Nesta quarta-feira (23), a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo recebeu, oficialmente, o Selo Paulista da Diversidade. Fernando Penteado, um dos baluartes paulistanos e membro do Departamento de Velha-guarda, representou a organizadora dos desfiles em cerimônia oferecida pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O trabalho social e inclusivo feito pela Liga-SP e pelas 34 escolas de samba filiadas, especialmente durante os desfiles no Anhembi, credenciou o Carnaval paulistano para o Selo da Diversidade Paulista, concedido para organizações públicas, privadas e da sociedade civil que estão comprometidas com a igualdade de direitos, cidadania, promoção da cultura do respeito, valorização da diversidade e inclusão de PNEs.
Desde 2007, o programa Selo Paulista da Diversidade destaca empresas que promovem a inclusão e acolhem a diversidade e difunde cases de sucesso. A avaliação para a certificação leva em conta a existência de políticas de diversidade e inclusão, e a comunicação dentro da cultura organizacional; a promoção de ações de diversidade dentro da gestão de pessoas; o atendimento ao público, e o apoio a ações externas inclusivas.
A Liga-SP e as 34 escolas de samba filiadas foram reconhecidas na categoria Adesão, quando há políticas de diversidade em estudo, desenvolvimento, implementação ou avaliação. O Selo Paulista da Diversidade é válido por 24 meses e pode ser renovado.