São Paulo recebeu dois grandes eventos do setor óptico brasileiro.
A semana de 7 a 14 de abril de 2025 foi sem dúvidas a mais importante para o setor óptico brasileiro neste ano, com São Paulo recebendo dois eventos de peso: a ExpoÓptica, maior feira óptica da América Latina, que reúne mais de 20 mil visitantes e o Viu Summit, que em seu segundo ano já se firma como um dos principais eventos de formação e networking do mercado óptico nacional.
Entre os grandes destaques da semana esteve Filipe Diniz, referência internacional em design e fabricação de óculos. O designer brasileiro vive na França, onde concilia a direção de seu ateliê de óculos sob medida com o cargo de diretor criativo no grupo francês Opal, um dos líderes do mercado Francês.
Filipe fez uma viagem especial ao Brasil a convite da Abióptica. Sua presença foi marcada por uma intensa agenda de compromissos, incluindo participações em programas de televisão, entrevistas em rádios e gravações de podcasts voltados ao setor.





Filipe foi palestrante no Viu Summit, evento que contou também com grandes nomes do mercado, como Caíto Maia, fundador da Chilli Beans. Além disso, foi expositor e palestrante na Expo Óptica, compartilhando sua visão e experiência na Europa com o público brasileiro.
Com o seu estande sempre lotado de olhos curiosos para ver as performances de fabricação artesanal de óculos ao vivo, Filipe aproveitou para lançar a terceira turma do seu curso, que vem formando novos lunetiers no Brasil.
Outro momento marcante da semana foi o lançamento do *Prêmio Novos Lunetiers*, criado pelo próprio Filipe e apoiado pela Abioptica, organizadora do evento.O prêmio reconheceu o talento e a dedicação dos alunos do curso, premiando os melhores em duas categorias, e reforçando o compromisso de Filipe com o crescimento e a excelência do setor óptico no Brasil.
“Fiquei conhecido no Brasil pelos prêmios que ganhei e fui finalista. Eu quis oferecer essa experiência para os meus alunos”, disse o designer.
A presença de Filipe Diniz em São Paulo faz parte das estratégias de mudanças e modernização do mercado óptico brasileiro liderado pela Abióptica (Associação Brasileira do mercado óptico), estreitando ainda mais os laços entre a tradição francesa de excelência artesanal e o potencial inovador do Brasil.
