A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) segue ampliando seus esforços na divulgação do Carnaval paulistano. Assim como em 2025, o material audiovisual para o Carnaval 2026 será inteiramente gravado ao vivo, com o propósito de capturar de forma autêntica toda a magia e a emoção dos desfiles das escolas de samba. A iniciativa busca alcançar um público ainda maior e consolidar a presença digital do Carnaval de São Paulo em diversas plataformas.
Inspirada no sucesso de produções anteriores — como o “Esquenta de Bateria”, no YouTube, e o “Som da Avenida”, disponível nas principais plataformas de streaming —, a Liga-SP aposta novamente em formatos curtos e dinâmicos, que têm gerado alto engajamento e ampliado o alcance das escolas.
Para as gravações do audiovisual de 2026 estão sendo utilizados mais de 180 metros de Telões de LED de altíssima qualidade, que compõem o cenário sem tirar o protagonismo dos componentes das agremiações. A iluminação também é um show à parte: spots de luz pixel a pixel permitem que a iluminação de um lado seja diferente do outro, trazendo dinamismo e beleza aos clipes oficiais.
Nenhum detalhe e nenhum componente será perdido pela equipe da Sala 22, responsável pela captação: além da grua e das câmeras móveis, o projeto conta com imagens aéreas realizadas por um drone de tecnologia avançada.
Repórter por um dia
A Liga-SP convidou uma pessoa de cada escola de samba para ser repórter por um dia no instagram da entidade, que conta com mais de 126.000 seguidores. Cada repórter fará um vídeo curto mostrando a gravação de sua própria escola. Com isso, a Liga-SP mostra que está a cada dia mais conversando com os sambistas de todas as escolas de samba:
“Trazer para a frente das câmeras aqueles que vivem diariamente suas escolas de samba é uma declaração de amor da Liga-SP para os sambistas. Qualquer pessoa que visite o instagram da Liga-SP nos próximos dias certamente se sentirá representado de alguma forma com as pessoas que estarão com o microfone”, explica Tiago Bombonatti, Comunicação da Liga-SP. “Que todos estes repórteres por um dia descubram ou redescubram o poder da comunicação. A Liga-SP já há alguns anos busca estar cada vez mais perto do povo, falando uma linguagem mais simples e acessível, inclusive nas redes sociais”
Acesso II
A grande novidade de 2026 é a participação das dez escolas do Grupo de Acesso II na gravação do audiovisual. Para Renato Remondini, presidente da Liga-SP, a inclusão do Grupo de Acesso II na gravação do audiovisual vai muito além de um clamor das comunidades e agremiações:
“Estamos felizes porque conseguimos incluir no projeto as escolas de Samba do Grupo de Acesso II. Logo após os desfiles de 2025 já começamos a trabalhar para que TODAS as escolas da Liga-SP fizessem parte do projeto audiovisual. A animação e os ensaios das Escolas de Samba para a gravação já mostra que foi um acerto e que teremos mais dez clipes para curtirmos e guardarmos para a história e posteridade”.
Produção
Sob a produção de Guma Sena, o projeto promete elevar ainda mais o padrão da cobertura audiovisual do Carnaval paulistano.
“Nosso objetivo é criar um conteúdo que capture a essência dos desfiles e proporcione uma experiência imersiva para o público, fazendo com que ele sinta a energia do samba”, destaca Guma. “A combinação de conteúdos curtos e produções mais elaboradas é fundamental para engajar tanto os fãs tradicionais quanto novos espectadores.”
Festa de Lançamento dos Sambas
O projeto está em fase de gravação e não há data prevista para lançamento nas plataformas digitais e Youtube, mas a tradicional Festa de Lançamento dos Sambas-Enredo já tem dia para acontecer. A Fábrica do Samba recebe o evento no dia 6 de dezembro em horário a ser divulgado posteriormente.