Entretenimento

Liga-SP coroa Rei Momo, Princesas e Rainha do Carnaval 2026 em final realizada na Fábrica do Samba

A Liga SP, entidade organizadora do Carnaval paulistano, realizou no último sábado (15) a última etapa do concurso da Corte do Carnaval 2026. Apresentada por Tiago Bombonatti e Eloise Mattos, a final foi realizada na Fábrica do Samba Madrinha Eunice e a entrada para o evento foi condicionada à doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado integralmente a instituições de combate à vulnerabilidade social.

A disputa pela coroa contou com três etapas eliminatórias realizadas nas quadras de escolas de samba no início de novembro. A final reuniu nove candidatas a Rainha e seis candidatos a Rei Momo, que se apresentaram para um júri técnico composto por nomes de peso do samba, como os atores Ailton Graça e Walquíria Ribeiro, o heptacampeão Rei Momo Marcão, a cantora Nãnãna da Mangueira, a Princesa de 2018 Dani Orcisse, o coreógrafo Ismael Toledo, e as dirigentes da UESP Débora Justino e Edleia dos Santos.

Confira a composição completa da Corte do Carnaval de São Paulo 2026:

  • Rei Momo: André Luiz (Vai-Vai)
  • Rainha: Pamela Lacerda (Mocidade Alegre)
  • 1ª Princesa: Victória Santos (Império de Casa Verde)
  • 2ª Princesa: Leticia Carolino (Sociedade Rosas de Ouro)

Além deles, Glorinha foi oficialmente reconhecida como Eterna Embaixatriz, título que já carrega há mais de uma década.

Resgate do Brilho e Estrutura Padronizada

Para o presidente da Liga-SP, Renato Remondini, o concurso marcou o resgate de uma tradição. “Ficamos lisonjeados com a responsabilidade de voltar a organizar o Concurso após tanto tempo. Buscamos trazer de volta o brilho, a elegância e a energia que ele tinha nas décadas de 90 e início dos anos 2000”, declarou.

Já o vice-presidente, Ewerton Sampaio, destacou o compromisso com a igualdade de condições durante todo o processo. “Um dos maiores desafios foi padronizar as estruturas nas quadras para que todos os candidatos tivessem exatamente as mesmas condições. Isso só foi possível graças ao apoio incansável das escolas de samba anfitriãs”, celebrou.

As eliminatórias aconteceram nas quadras da Acadêmicos do Tatuapé (Chave 1, 1º de nov), Sociedade Rosas de Ouro (Chave 2, 7 de nov) e Barroca Zona Sul (Chave 3, 9 de nov).

Cidadão e Cidadã Samba 2026

A Corte do Carnaval de São Paulo é composta também do Cidadão e Cidadã Samba. Estes nomes serão conhecidos na madrugada do dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba. Na ocasião a UESP celebrará dentro da Fábrica do Samba a sua tradicional vigília. Nesta ocasião a Embaixada do Samba Paulistano informará ao público presente os nomes do Cidadão e da Cidadã Samba 2026.

Primeiro compromisso oficial

Com a Corte completa, o primeiro compromisso já está marcado. Eles desfilam juntos pela primeira vez na Fábrica do Samba no dia 6 de dezembro, na Festa de Lançamento dos Sambas-Enredo do Carnaval de São Paulo. O evento já tradicional reúne as 32 escolas de samba filiadas à Liga-SP que desfilam e apresentam ao público seus sambas. A entrada no evento também é 1kg de alimento.

Sobre a Liga-SP
A Liga-SP é o órgão civil que organiza os desfiles das escolas de samba da cidade de São Paulo. No momento em que foi fundada, em 19 de junho de 1986, o Carnaval paulistano ganhava cada vez mais proporção e amadurecimento. Ali, entendeu-se a necessidade de criar uma organização capaz de planejar, estruturar e executar com dedicação integral os desfiles.

Desde então, a Liga-SP trabalha para que o Carnaval conquiste cada vez mais visibilidade e respeito, no âmbito sociocultural e histórico, e esteja presente no calendário paulistano para além dos desfiles em fevereiro. Como consequência deste trabalho, a festa se tornou não apenas uma das maiores do país, mas também um setor que impulsiona a economia, gera empregos, estimula negócios e fomenta a cultura.

Atualmente, o quadro de afiliadas da Liga-SP é composto por 32 agremiações, sendo 14 escolas de samba que integram o grupo Especial, oito escolas do grupo de Acesso 1 e 10 escolas do grupo de Acesso 2.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

To Top